Veja abaixo algumas
Perguntas Frequentes.

1. O que é o Instituto Incluir e quais são suas principais áreas de atuação?

Somos uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua na promoção da inclusão, da diversidade humana e da afirmação da vida em todas as suas formas. Trabalhamos com quatro grandes eixos que se conectam o tempo todo: educação, cultura, esporte e meio ambiente.

Nosso Estatuto prevê ações em cultura, esporte, saúde e qualidade de vida, meio ambiente, assistência social, educação, economia criativa e solidária e direitos humanos, com atenção especial às pessoas com deficiência. Tudo isso voltado a democracia, cidadania, geração de trabalho e renda, sustentabilidade e redução das desigualdades.

2. Minha empresa pode patrocinar projetos do Instituto através de Leis de Incentivo?

Pode, sim.
Trabalhamos com diferentes mecanismos de fomento, como:

  • Lei Federal de Incentivo à Cultura (antiga Lei Rouanet) e leis culturais estaduais/municipais;
  • Lei de Incentivo ao Esporte;
    editais públicos e privados nas áreas de educação, cultura, esporte, direitos humanos e meio ambiente.

De forma geral, podem patrocinar via leis de incentivo:

  • empresas tributadas pelo Lucro Real, que podem destinar parte do IRPJ devido para os projetos;
  • em alguns mecanismos, pessoas físicas que declaram e pagam Imposto de Renda no modelo completo também podem apoiar com renúncia fiscal.

E mesmo quem não pode usar lei de incentivo (como empresas do Simples Nacional ou do Lucro Presumido) consegue apoiar por meio de:

  • doação direta;
  • patrocínio institucional (associando a marca aos projetos);
  • contratação de formações, consultorias, cursos e projetos customizados.
3. Quem pode participar ou se beneficiar dos projetos do Instituto Incluir?

Nossos projetos são pensados para diferentes públicos, sempre com foco em inclusão, diversidade e território. Atendemos:

  • crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas idosas;
  • pessoas com deficiência e suas famílias/cuidadoras;
  • mulheres, especialmente em situação de vulnerabilidade e buscando autonomia econômica;
  • população negra, povos indígenas e populações tradicionais;
  • pessoas LGBTQIAP+;
  • comunidades em situação de vulnerabilidade social, moradores de periferias e territórios marcados por violência ou ausência de políticas públicas;
  • escolas, redes de ensino, bibliotecas, pontos de cultura, coletivos e organizações sociais;
  • empresas e gestores públicos interessados em inclusão, acessibilidade, ESG e sustentabilidade.

Em cada projeto definimos um público prioritário, mas a lógica é sempre trabalhar em rede, conectando pessoas, escola, família, comunidade, poder público e iniciativa privada.

4. O que significa o prêmio da UNESCO que o Instituto recebeu?
Em 2022, o Instituto Incluir foi laureado com o Prêmio Internacional de Alfabetização UNESCO Confúcio pelo projeto Literatura Acessível.

Criado em 2005, com o apoio do Governo da República Popular da China, o prêmio dá atenção especial à alfabetização de pessoas e comunidades historicamente excluídas do acesso à educação. Todos os anos, apenas três projetos do mundo inteiro são reconhecidos, e o Literatura
Acessível foi a primeira iniciativa brasileira a receber essa distinção.

O projeto foi premiado por sua proposta de produzir, reproduzir e publicar livros em múltiplos formatos acessíveis – incluindo braille, Libras, audiodescrição, pictogramas, fonte ampliada e outros recursos –, garantindo que crianças, jovens e adultos, com e sem deficiência, tenham acesso real ao livro, à leitura e à informação.

Na prática, esse reconhecimento consolida o Instituto Incluir como referência internacional em alfabetização inclusiva e no direito à leitura.

5. Os projetos do Instituto são voltados apenas para pessoas com deficiência?

Não. A defesa dos direitos das pessoas com deficiência é um dos nossos pilares e uma das nossas maiores especialidades, mas nossa atuação é mais ampla.

Trabalhamos com a ideia de diversidade humana e de vida:

  • pessoas com e sem deficiência;
  • diferentes raças, etnias, identidades de gênero e orientações sexuais;
  • diferentes gerações (infância, juventude, adultos, idosos);
  • povos indígenas, populações negras, comunidades rurais e urbanas;
  • pessoas em situação de vulnerabilidade social ou violência;
  • meio ambiente;
  • e, cada vez mais, a relação entre pessoas e natureza, entendendo que a preservação ambiental também é questão de justiça social e de futuro comum.
6. O Instituto oferece cursos de formação?
Sim. A formação é uma parte central do que fazemos. Por meio da nossa Escola Livre Incluir e das consultorias, oferecemos gratuitamente cursos, oficinas e itinerários formativos em inclusão e acessibilidade na educação, cultura e esporte; esporte educacional e paradesporto; mediação de leitura e Literatura Acessível; economia criativa e empreendedorismo (especialmente para mulheres e juventudes); qualificação profissional e inclusão produtiva; educação ambiental e sustentabilidade; além de temas ligados à saúde mental, regulação emocional e cuidado com quem cuida. As formações são presenciais, on-line e/ou híbridas, sempre com metodologias participativas e materiais acessíveis, conectadas à realidade de cada território e instituição.

Além disso, mantemos, em parceria com o Ministério da Cultura, a programação cultural da Biblioteca Demonstrativa (BDB Cultural) com a formação continuada para bibliotecários, mediadores de leitura e agentes culturais de todo o Brasil, reforçando o papel da biblioteca como lugar de educação, convivência e inclusão.

7. O Instituto Incluir atua apenas no Rio de Janeiro?
Não. Embora nossa sede esteja localizada no Rio de Janeiro/RJ, o Instituto Incluir tem atuação nacional e conta também com filiais formalmente constituídas nos estados de São Paulo, Paraíba, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. A partir desses territórios, desenvolvemos projetos, formações, consultorias e programação cultural em parceria com escolas, bibliotecas, pontos de cultura, organizações sociais, empresas e órgãos públicos de diferentes regiões do Brasil. Além disso, muitas das nossas ações são realizadas em formato on-line ou híbrido, o que permite que pessoas e instituições de vários estados participem dos projetos do Incluir, ampliando o alcance da nossa atuação para além das cidades onde temos sede física.
8. Como o Instituto Incluir garante acessibilidade nos seus conteúdos e ações?
Acessibilidade não é “extra”: faz parte do DNA do Instituto Incluir. Em nossos projetos, eventos, livros, cursos e comunicações, buscamos integrar Libras, legendas e audiodescrição, produzir materiais com braille, fonte ampliada, contrastes adequados, pictogramas e linguagem simples, além de adaptar metodologias para diferentes perfis de aprendizagem e orientar sobre o uso de tecnologias assistivas. Também apoiamos a adequação de espaços físicos e de comunicação, considerando acessibilidade arquitetônica, comunicacional, digital e atitudinal. Nosso objetivo é que pessoas com e sem deficiência possam participar de forma plena, com autonomia e respeito à sua singularidade.
9. Como posso apoiar o Instituto ou me tornar um parceiro?
Existem várias formas de caminhar com a gente. Se você é pessoa física, pode apoiar divulgando nosso trabalho nas redes sociais, participando das atividades abertas, adquirindo nossos livros e, se desejar, contribuindo com doações pontuais. Também é possível se engajar como voluntário, apoiando ações específicas dos projetos. Se você representa uma empresa ou instituição, pode contratar nossas consultorias e formações, patrocinar projetos por meio de Leis de Incentivo, fazer doações ou firmar parcerias de impacto social e ambiental. Para saber mais sobre voluntariado, doações e formatos de parceria, é só entrar em contato pela página “Fale Conosco” do nosso site.

Outras Dúvidas?

Instituto incluir - Transformar
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.